BNCC (Base Nacional Comum Curricular)
Desde as décadas finais do século XX e ao longo deste início
do século XXI, o foco no desenvolvimento de competências tem orientado a
maioria dos Estados e Municípios brasileiros e diferentes países na construção
de seus currículos.
É esse também o enfoque adotado nas avaliações
internacionais da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE),
que coordena o Programa Internacional de Avaliação de Alunos (Pisa, na sigla em
inglês), e da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a
Cultura (Unesco, na sigla em inglês), que instituiu o Laboratório
Latino-americano de Avaliação da Qualidade da Educação para a América Latina
(LLECE, na sigla em espanhol).
Ao adotar esse enfoque, a BNCC indica que as decisões
pedagógicas devem estar orientadas para o desenvolvimento de competências. Por
meio da indicação clara do que os alunos devem “saber” (considerando a
constituição de conhecimentos, habilidades, atitudes e valores) e, sobretudo,
do que devem “saber fazer” (considerando a mobilização desses conhecimentos,
habilidades, atitudes e valores para resolver demandas complexas da vida
cotidiana, do pleno exercício da cidadania e do mundo do trabalho), a
explicitação das competências oferece referências para o fortalecimento de
ações que assegurem as aprendizagens essenciais definidas na BNCC.
A sociedade contemporânea impõe um olhar inovador e inclusivo a questões centrais do processo educativo: o que aprender, para que aprender, como ensinar, como promover redes de aprendizagem colaborativa e como avaliar o aprendizado.
No novo cenário mundial, reconhecer-se em seu contexto histórico e cultural, comunicar-se, ser criativo, analítico-crítico, participativo, aberto ao novo, colaborativo, resiliente, produtivo e responsável requer muito mais do que o acúmulo de informações.
Requer o desenvolvimento de competências para aprender a aprender, saber lidar com a informação cada vez mais disponível, atuar com discernimento e responsabilidade nos contextos das culturas digitais, aplicar conhecimentos para resolver problemas, ter autonomia para tomar decisões, ser proativo para identificar os dados de uma situação e buscar soluções, conviver e aprender com as diferenças e as diversidades.
O ciclo de três anos é importante para a adaptação da criança na escola com colegas e professores, visto que muitas delas não passam pela pré-escola. Além disso, este é o tempo necessário para que a escola possa identificar outros problemas que possam estar interferindo no baixo desempenho do aluno e, a partir disso, orientar pais e responsáveis. Reprovar, rodar são termos que produzem sentimentos negativos, principalmente nas crianças que, em alguns casos, acabam sofrendo em casa pela cobrança severa dos pais e na escola pelo preconceito. Nenhuma criança merece carregar esta carga!!!
O sentimento de escola para o aluno, principalmente neste primeiro ciclo, deve ser de confiança, aceitação, amorosidade, solidariedade, respeito as diferenças, bem estar, alegria e de que este é um ambiente agradável para adquirir novos conhecimentos e de dividir, com o grupo, os conhecimentos que já possui.
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SEMANA DA ÁGUA de 19 e 25 de MARÇO
( SECRETARIA DO MEIO AMBIENTE) proposta:
HORTO - 1ª e 2ª etapas EI, 1º e 2º anos EFI
FAZENDA ZOO – 3º anos
FLONA – EF II definir público
CONCURSO DE CARTAZES – exposição no LAGO MUNICIPAL E PREFEITURA de 3º ao 9º
USADOS NO DESFILE CÍVICO 07/04
O compromisso com a educação integral
A sociedade contemporânea impõe um olhar inovador e inclusivo a questões centrais do processo educativo: o que aprender, para que aprender, como ensinar, como promover redes de aprendizagem colaborativa e como avaliar o aprendizado.No novo cenário mundial, reconhecer-se em seu contexto histórico e cultural, comunicar-se, ser criativo, analítico-crítico, participativo, aberto ao novo, colaborativo, resiliente, produtivo e responsável requer muito mais do que o acúmulo de informações.
Requer o desenvolvimento de competências para aprender a aprender, saber lidar com a informação cada vez mais disponível, atuar com discernimento e responsabilidade nos contextos das culturas digitais, aplicar conhecimentos para resolver problemas, ter autonomia para tomar decisões, ser proativo para identificar os dados de uma situação e buscar soluções, conviver e aprender com as diferenças e as diversidades.
Diferenciação
- Respeito pelo estilo de aprendizagem do aluno;
- Respeito pelo ritmo de aprendizagem do aluno;
- Utilização de diferentes modos de intervenção (ensino e gestão da sala de aula);
- Uma gestão do programa que contempla os diferentes níveis de aprendizagem em simultâneo;
Ciclo de Alfabetização
Cada criança tem um ritmo próprio e é importante respeitarmos isto. Este ritmo, também, varia dentro das fases de cada uma. O que significa que dependendo do momento o aprendizado pode ser maior ou menor, mais rápido ou mais lento.O ciclo de três anos é importante para a adaptação da criança na escola com colegas e professores, visto que muitas delas não passam pela pré-escola. Além disso, este é o tempo necessário para que a escola possa identificar outros problemas que possam estar interferindo no baixo desempenho do aluno e, a partir disso, orientar pais e responsáveis. Reprovar, rodar são termos que produzem sentimentos negativos, principalmente nas crianças que, em alguns casos, acabam sofrendo em casa pela cobrança severa dos pais e na escola pelo preconceito. Nenhuma criança merece carregar esta carga!!!
O sentimento de escola para o aluno, principalmente neste primeiro ciclo, deve ser de confiança, aceitação, amorosidade, solidariedade, respeito as diferenças, bem estar, alegria e de que este é um ambiente agradável para adquirir novos conhecimentos e de dividir, com o grupo, os conhecimentos que já possui.
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SEMANA DA ÁGUA de 19 e 25 de MARÇO
( SECRETARIA DO MEIO AMBIENTE) proposta:
HORTO - 1ª e 2ª etapas EI, 1º e 2º anos EFI
FAZENDA ZOO – 3º anos
FLONA – EF II definir público
CONCURSO DE CARTAZES – exposição no LAGO MUNICIPAL E PREFEITURA de 3º ao 9º
USADOS NO DESFILE CÍVICO 07/04
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